4 Brinquedos que estimulam a imaginação da criançada

4 brinquedos que estimulam a imaginação da criançada

A imaginação é algo muito comum na vida das crianças. Elas frequentemente estão no mundo do faz de conta e nos convidam a participar. A maioria dos pais entra na brincadeira porque sabe o quanto a vida adulta é difícil, por isso prolongar essa fase é o melhor que podemos fazer pelos pequenos.

A habilidade de imaginar também está muito ligada ao desenvolvimento da criatividade, uma característica importante não apenas na infância, mas em todas as fases da vida.

Muitos pensam que somente inventores e artistas de modo geral devem ser criativos, mas a verdade é que ter a imaginação aguçada é essencial para uma carreira bem sucedida em qualquer profissão que se escolha, afinal, quem não quer trabalhar com um alguém que consegue enxergar as situações de forma diferenciada e encontrar soluções inovadoras para os problemas?

Sabendo que a criatividade deve ser estimulada desde cedo, veja agora 4 brinquedos que ajudam a fazer isso:

1 – Blocos de montar infantis

Na educação infantil, os blocos de montar são sucesso porque, além de manterem os pequenos ocupados, possibilitam a eles uma série de novos aprendizados. Usando pecinhas de montar, as crianças aprendem as cores e as formas geométricas, por exemplo.

Mas não é só isso: o brinquedo de montar ajuda os meninos e as meninas a desenvolverem a coordenação motora fina, possibilitando que os movimentos das mãos se tornem cada vez mais precisos.

Sabia que a persistência também é praticada nesse tipo de brincadeira de criança? Sim, quando o pequeno não consegue montar os blocos, ele se sente estimulado a tentar várias vezes, o que favorece o desenvolvimento da perseverança.

2 – Jogos de tabuleiro

É comum os pais pensarem que jogos de tabuleiro são atividades para adolescentes e adultos. Na verdade, eles são para crianças também! Basta encontrar as opções certas de jogos de tabuleiro infantis.

Muitos deles se mostram excelentes oportunidades para reunir toda a família e podem ser usados mesmo quando o pequeno ainda não sabe ler, combinando, por exemplo, imagens e símbolos.

3 – Torre inteligente

A torre inteligente é um brinquedo criativo porque exige que o pequeno encontre soluções para empilhar os pinos coloridos, formando uma torre. Isso é feito considerando as informações que obtém por meio de placas em cada jogada.

Este brinquedo é também uma excelente atividade de raciocínio lógico porque estimula a criança a usar não apenas a criatividade, mas também seu lado racional para conseguir vencer os desafios e tornar a sua torre mais alta a cada rodada.

4 – Lousa Infantil

As lousas infantis hoje em dia não são apenas quadros negros ou brancos. Muitas delas vêm em forma de cavalete e possuem também uma parte magnética que possibilita aos pequenos trabalhar com letras e números os quais vêm inclusos no brinquedo.

Desenhar é abrir espaço para exteriorizar a imaginação, colocando para fora tudo o que habita a mente dos meninos e meninas. Por tudo isso, a lousa infantil é um excelente brinquedo para estimular a criatividade da criançada.

É possível, ao comprar brinquedos, fazer escolhas que ajudem seu pequeno a desenvolver ainda mais a imaginação dele. Não deixe de considerar isso a partir de agora. Com certeza ele será ainda mais esperto do que já é!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *