A grande vantagem das brincadeiras entre pais e filhos

A grande vantagem das brincadeiras entre pais e filhosA grande vantagem das brincadeiras entre pais e filhos - atividade família

Ninguém tem dúvidas do amor que une pais e filhos, mas atualmente boa parte das famílias fica pouco tempo reunida. É muito comum que pais e mães precisem trabalhar para prover o sustento da casa e, com isso, ficam muito tempo distantes das crianças. Quando chegam, estão cansados e acabam deixando os jogos para família de lado.

Por mais que seja difícil reservar um tempo para estar com os pequenos, saiba que as atividades em família são importantes na educação infantil! Quer saber qual é a grande vantagem das brincadeiras entre pais e filhos? Então continue lendo este post!

A importância de brincar

Muitas vezes, quando vemos a criança brincando, não temos a dimensão do quanto as atividades lúdicas são essenciais para a educação infantil. É brincando que os pequenos se desenvolvem, aprendendo a se relacionar socialmente, organizando suas emoções e exercitando a autonomia.

Portanto não é à toa que quem vai a um consultório de psicólogos infantis percebe que o lugar é cercado de brinquedos. É no intervalo entre uma brincadeira e outra que o profissional consegue estabelecer vínculos e fazer seu trabalho, conversando com os meninos e meninas.

Quais as vantagens de pais e filhos brincarem juntos?

Os jogos em família aproximam as crianças de seus pais, reforçando os laços de amor e carinho que os unem, fazendo com que a relação de confiança entre eles cresça, beneficiando a saúde emocional dos pequenos, que se sentem mais amados e com a autoestima elevada.

Além disso, como é nas atividades de brincar em família que os meninos e meninas mais interagem, esta é uma excelente oportunidade de diálogo, abrindo espaço para que os pequenos possam falar de si mesmos: suas dúvidas, angústias, alegrias, incômodos, enfim, expor seus sentimentos.

Por onde começar?

Não é incomum que certos pais enfrentem dificuldades para começar a realizar atividades em família, afinal, muitos estarão fazendo isso pela primeira vez. Mas saiba que ninguém está lhe cobrando perfeição: o que seus filhos vão amar é poder contar com você mais perto, mais presente.

Uma boa forma de quebrar o gelo são os jogos em família, como os jogos de tabuleiro, por exemplo. Mas saiba que, com os pequenos, qualquer coisa se torna uma enorme diversão, então você pode simplesmente se sentar e se deixar envolver pela brincadeira.

Outra questão é que não precisa ser nada caro. Fazer uma cabana na sala, construir uma pipa ou cantar no karaokê podem ser muito divertidos desde que vocês estejam à vontade.

O que observar?

Considere a idade do seu pequeno. Uma criança de 3 anos possivelmente não vai curtir as mesmas brincadeiras que uma de 8. Se quer saber do que seu filho gosta, observe as brincadeiras em que ele costuma se envolver no dia a dia. Lembre-se de que a ideia é brincar de algo de que ele goste e não de uma coisa que seja cômoda apenas para você.

Se quiser dar preferência aos jogos para jogar em família, observe se o escolhido é adequado para a faixa etária da criança. Quebra cabeças e blocos de montar costumam fazer bastante sucesso.

A maior vantagem das atividades lúdicas em família na educação infantil sem dúvida é o fortalecimento do vínculo, do amor, do carinho que todos sentem uns pelos outros. Os jogos para jogar com a família ajudam esse sentimento a se manter sempre vivo, unindo cada vez mais as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *