A importância da leitura em voz alta para crianças

A importância da leitura em voz alta para crianças

Cada vez mais pais têm despertado para a importância do ato de ler desde a primeira infância. Eles finalmente entenderam que, para ler um livro infantil, a criança não precisa obrigatoriamente ser alfabetizada porque nesse tipo de obra há outras coisas além do texto escrito e elas são muito relevantes para os pequenos.

Sabendo disso, a hora de dormir é um dos momentos preferidos para estreitar os laços e contar uma história. Os pais geralmente leem em voz alta e muitos deles não sabem o quanto este ato oportuniza aprendizagem para os meninos e meninas, em especial os de 0 a 6 anos. Quer conhecer 4 motivos pelos quais a leitura em voz alta é tão importante? Então não deixe de ler este artigo!

Desenvolvimento da linguagem

As crianças vivenciam um processo de constante desenvolvimento da linguagem. Isso significa que não apenas estão adquirindo vocabulário novo, mas também aprimorando as estruturas linguísticas que, ao longo do tempo, se tornam mais sofisticadas e complexas.

Observe que os pequenos começam com palavras, evoluem para frases curtas e simples e, ao longo do tempo, vão aprendendo a falar sentenças mais longas e elaboradas. A atividade de leitura favorece este processo, dando a eles o material de que precisam para aperfeiçoar a linguagem adequadamente.

Criação do hábito de leitura

Infelizmente as estatísticas têm mostrado que, à medida que aumenta o número de analfabetos funcionais aqueles que, apesar de serem alfabetizados, não compreendem o que leem, o hábito de leitura entre os brasileiros diminui.

Por isso, o quanto antes a leitura infantil fizer parte da vida do seu pequeno, melhor. Muitos pais não percebem, mas, quando trazem uma história infantil para ler na cama, no sofá, no parque ou em qualquer lugar em que estejam com a criança, ela está, sim, lendo.

Portanto ler não é apenas decodificar letras e palavras e sim construir sentido para elas, daí a importância de começar a fazer isso o quanto antes.

Criação de vínculos afetivos

Hoje em dia, a maioria dos pais trabalha e passa muito tempo fora de casa. Isso não é um problema se as oportunidades em que estiverem com as crianças se configurarem como um tempo de qualidade. Investir em uma leiturinha infantil aproxima os pequenos dos adultos e torna especial aquele momento, criando um vínculo afetivo importante e sólido.

Portanto quando você dedica seu tempo a dar atenção ao seu filho, tem ali uma oportunidade de escuta preciosa sobre como foi o dia dele. Podendo, num momento de relaxamento, ouvi-lo compartilhar uma experiência e se aconchegar, o que torna vocês mais próximos.

Aprimorar a leitura Infantil e a escrita

Falamos que se deve começar desde cedo a ler em voz alta para as crianças. Saiba que, mesmo quando elas crescerem um pouco e começarem a aprender as primeiras letras, os benefícios só aumentam.

Entre eles, podemos destacar o fato de que esta leitura em voz alta pode começar aos poucos a se alternar, ou seja, você permite que o pequeno leia pequenos trechos e depois retoma a leitura.

Isso vai favorecer, sem dúvida, o aprimoramento das atividades de ler e escrever, além de fazer com que a criança veja o texto não só como um instrumento para alfabetização. Mas como um infinito de possibilidades para ampliar sua criatividade, trazer-lhe conhecimento e muito mais!

Você sabia das muitas possibilidades que a leitura em voz alta para crianças proporciona? Deixe seu comentário ou compartilhe este texto com alguém especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *