Atividades para maternalzinho: grande aliado no início da vida

Atividades para maternalzinho: grande aliado no início da vida

O maternal costuma acontecer até os 4 anos, quando a criança deixa esta fase e começa a pré-escola. Ele geralmente se divide entre maternal I e II e é uma etapa muito importante da vida da criança, na qual ela deve ser bastante estimulada, o que fará enorme diferença nos anos seguintes. Quer conhecer atividades para o maternalzinho? Acompanhe este post!

Maternal 1 vs. maternal 2

Geralmente as crianças entre 02 e 03 anos são classificadas como pertencentes ao maternal 1 e aquelas que possuem entre 3 e 4 anos fazem parte do maternal II.

Para você, pode não haver muitas diferenças, mas elas são bem grandes, pois, nesta faixa etária, os pequenos se desenvolvem rapidamente, daí a importância de que as atividades para o maternal sejam sempre muito bem pensadas e considerem o nível de desenvolvimento dos meninos e meninas.

Acompanhe agora algumas atividades para maternalzinho.

Música e dança

Brincadeiras com música e dança são atividades muito comuns no maternal 1 porque aos 2-3 anos os pequenos ainda estão desenvolvendo grande parte da sua coordenação motora. Portanto, quanto mais eles forem incentivados a se movimentar, melhor.

Identificação das partes do corpo

Os pequeninos já podem começar a identificar e a nomear as partes do corpo. Mostre a eles o que são os braços, as pernas, o nariz, os olhos, a boca e assim por diante.

Desenho e pintura

Iniciar o trabalho de coordenação motora fina é importante. Você pode, no começo, deixar os pequenos livres para rabiscarem em uma folha de papel, usando preferencialmente o giz de cera, já que eles podem se ferir com o lápis de cor e se sujar com o hidrocor. Essa atividade é importante para eles aprenderem a segurar o lápis.

As lousas infantis também são excelentes opções. Muitas delas vêm com cavalete e outras, além de contarem com o quadro branco, têm também o quadro negro, de giz. Elas são muito mais sustentáveis, pois assim não se gastam folhas desnecessariamente e, depois que a criança terminar o desenho, basta usar o apagador e se pode começar outra vez.

Contação de histórias

Comece, ainda no maternal I, a contar histórias curtas e as atividades do maternal 2 poderão envolver histórias já um pouco mais longas. É muito importante que os pequenos comecem a ser estimulados a falar também, recontando os fatos narrados. Por isso, não deixe de fazer perguntas sobre o tudo o que contou a eles.

Brincadeiras com a bola

Crianças no maternal 2 já andam e falam perfeitamente, mas ainda estão desenvolvendo os músculos dos braços e pernas. Assim, brincadeiras com a bola podem ser uma excelente oportunidade de desafiá-las a se movimentarem mais.

Por exemplo, basta colocá-las em fila e pedir que passem a bola com as mãos por cima de suas cabeças para o coleguinha. Parece simples, mas para elas não é, o que torna esta brincadeira uma excelente opção para ajudá-las a desenvolver os membros superiores.

Não ache que os meninos e meninas obrigatoriamente abandonarão os brinquedos para bebê de 1 ano. Talvez isso não aconteça imediatamente. A lógica é que eles continuem com as mesmas brincadeiras, mas encontrem diferentes formas de torná-las mais complexas. O importante é evoluir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *