Entenda a importância do uso da alfabetização e letramento na vida das crianças

Entenda a importância do uso da alfabetização e letramento na vida das crianças

Quando se fala em atividades de português para crianças de 4 anos, muitos pais ficam escandalizados porque consideram que é cedo demais para isso, afinal estes pequenos ainda estão na pré-escola.

Na verdade, as tarefas de português para esta faixa etária não são o que eles imaginam, como aprender as letras e começar a escrever o próprio nome, por exemplo.

Nesta etapa, é importante iniciar o trabalho de letramento e alfabetização depois.

Como o letramento aparece nas atividades para educação infantil?

Quando uma criança brinca com uma lousa mágica e finge estar escrevendo uma carta e assinando seu nome, mesmo que, na prática, ainda não saiba fazer isso, ela está atribuindo à escrita uma função social e isso é o letramento. Portanto, o letramento é a função social que a escrita adquire.

Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

O professor, ao realizar atividades de ed infantil com o objetivo de alfabetizar, está buscando ensinar aos pequenos as letras, as sílabas e as palavras, mas, para que isso serve na nossa vida?

A resposta é simples: serve para darmos sentido ao que lemos, para que possamos usar socialmente a escrita quando precisarmos, por exemplo, fazer atividades de português que evidenciem uma boa dinâmica, como uma redação em um concurso. Serve para que possamos redigir um currículo.

Portanto, a alfabetização nos ensina a ler e a escrever e o letramento nos mostra como esses saberes se aplicam nas atividades do dia a dia.

Como exercícios de português podem se transformar em divertidas atividades para pré-escola?

Isso só será possível com o uso de brinquedos pedagógicos. Para a criança, quanto mais lúdico, melhor. Então, nessa fase, deve-se usar e abusar de quebra-cabeças, lousas mágicas, peças de montar que contenham letras e muito mais. Assim os pequenos vão fazendo associações e a aprendizagem vai fluindo.

Um outro instrumento muito importante para o letramento na educação infantil são os livros. Quem pensa que crianças só devem ter contato com eles depois que começarem a se alfabetizar está muito equivocado.

Desde os 6 meses de idade os pequenos devem ser incentivados a ler. No começo, com livros de pano. Depois de plástico e outros materiais, podendo apenas ter imagens ou mesclá-las com textos que os pais ou professores possam ler para elas.

Quando os jogos de português são uma boa pedida?

As atividades pré-escolar são mais simples porque o caminho para a alfabetização ainda está começando. Então os jogos educativos devem conter associações entre letras e imagens como, por exemplo, a letra A e a imagem de um avião.

Pense em jogos com sílabas ou palavras mais adiante, a partir dos 6 anos. É possível continuar a trabalhar com as associações, mas agora mais complexas, como, por exemplo, a sílaba BO associada à imagem de uma bola. Dominós ou jogos de memória são boas opções de brinquedos educativos para quem está em fase de alfabetização.

Tenha em mente que alfabetização e letramento não concorrem, se complementam. É importante que caminhem juntos desde muito cedo a fim de que as atividades para educação infantil sejam sempre um sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *