Jogos Educativos: como torná-los aliados da aprendizagem

Jogos Educativos: como torná-los aliados da aprendizagem

Os jogos educativos facilitam a aprendizagem do aluno através da interação, tendo em vista o estímulo ao desenvolvimento de seu conhecimento, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.  Esses jogos podem ser aplicados desde a educação infantil, até o ensino médio. 

Jogos Educativos no ensino infantil 

A aprendizagem no ensino infantil deve ser feita através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, de forma com que o aluno exercite suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras e cognitivas.   A pintura é uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial. Com o kit de pintura Pequeno Artista modelo 4870 da Carimbas, as crianças vão se divertir e aprender ao mesmo tempo.   Colorir envolve as crianças e estimula capacidade de expressão, coordenação e concentração. O Giz de Cera de Abelha em Bastão da marca Apiscor, modelo GAS-0016 é uma excelente ferramenta artística e pedagógica para desenvolvimento dessas capacidades. 

Tangram 

O tangram, exercita o raciocínio do aluno, estimulando com resolução de problemas ao levá-los a planejar o exato local em que se deve colocar as peças. O aluno também pode desenvolver sua criatividade pelo fato das figuras terem inúmeras possibilidades de serem montadas. 

Adedonha 

A adedonha é um jogo fácil e muito apropriado para ser jogado por alunos do ensino infantil. Baseada na ideia de segmentação e agrupamento de conceitos, o jogo é importante para a expansão de vocabulário dos alunos. 

Brinquedo Associando e Aprendendo 

As crianças aprenderão o alfabeto de forma divertida e dinâmica com o brinquedo Associando e Aprendendo modelo 4440 da Carimbas. Esse brinquedo ajuda a trabalhar nomeação e associação das letras, perfeito para ensinar o alfabeto para as crianças em casa. 

Lousa infantil didática para giz e caneta 

A lousa é perfeita para estimular as habilidades das crianças de forma lúdica. A expressão artística é a forma com que elas expressam suas emoções e pensamentos, essa é uma prática milenar que possui um papel importante no desenvolvimento humano. 

Jogo da memória educativo cubos para a atividade métodos teacch 

O jogo da memória proporciona benefícios intelectuais por estimular o desenvolvimento da memória. O brinquedo muda de dificuldade a cada nível superado, fazendo assim com que a criança se desenvolva. O jogo também precisa ser jogado em duplas, o que ajuda na socialização das crianças. 

Mini criativo luk kit 

O Mini Criativo luk é um jogo educativo que vem com 3 livros e um estojo para que as crianças possam se divertir e aprender ao mesmo tempo. O kit ajuda no desenvolvimento de habilidades como memória, habilidades cognitivas e a percepção.  O brinquedo ajuda também a trabalhar o raciocínio matemático de forma lúdica, fazendo com que o aprendizado venha junto com diversão. O brinquedo propõe também a socialização na infância, o que trará benefícios em relações sociais futuras. 

Jogos educativos para ensino fundamental e médio 

Jogos clássicos de tabuleiro como War e Batalha Naval são importantes para desenvolver o raciocínio lógico e noções geográficas.  Esses jogos podem ser usados como um complemento lúdico da parte expositiva da aula. Ambos podem ser utilizados para aprofundar conteúdos de geografia e história. 

Jogos digitais 

Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, e da cultura digital, utilizar jogos digitais pode ser uma boa ideia para atrair a atenção dos adolescentes para as aulas. 

Whack a Bone 

O jogo Whack a Bone, é disponível para jogar diretamente do navegador de internet, e oferece versões mobile para ios e Android. Esse game pode ser indicado para alunos do final do ensino fundamental como complemento de fisiologia.  O game – que foi criado por um professor- tem como objetivo ensinar a nomenclatura dos ossos de cada parte do corpo humano. 

PHET 

Essa plataforma oferece jogos interativos com conteúdos sobre álgebra, estados da matéria, polaridade da molécula, funções, proporção, taxas unitárias, gravidade e órbitas, probabilidade entre outros assuntos Exatas e Biológicas. 

Ludo Educativo 

O Ludo Educativo é um site de jogos com conteúdos para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibular. O site aborda questões de cidadania, educação para o trânsito, combate à dengue, e conscientização sobre o uso da água. O site possui jogabilidade bastante dinâmica por misturar uma narrativa com personagens e um espaço ficcional, a cidade de Feijoville. Nele os alunos trabalham diversas competências de forma divertida. 

Age of Empires 

Age of Empires é um jogo de estratégias em tempo real, com referências históricas, que tem como objetivo a construção de um império.   No game, o jogador utiliza os aldeões para a coleta de recursos e comida. também é preciso construir bases militares para expandir os exércitos e proteger seus povoados. O jogo reproduz momentos como o colonialismo europeu, e a ascensão e queda do império Romano. 

Racha Cuca 

Racha Cuca é um site bem popular de jogos de raciocínio, lógica, matemática e quebra-cabeça. Nele podemos escolher jogos apropriados de acordo com a idade de cada jogador. Ele possui três faixas etárias, menos de 6 anos, mais de 6 anos, e mais de 12 anos.  O site é dividido também em três categorias, fácil, médio e difícil, tendo como principais jogos os quiz de matemática, trivias, jogo da memória, anagramas e o famoso Teste de Einstein. AS definições do site para o teste são de que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo. 

O que tem aí dentro? 

Essa é uma série de aplicativos divertidos e esclarecedores da Learny Land, os quais abordam assuntos como, como são feitas as coisas? O que tem no espaço? que as forças estejam com você, como eram os dinossauros? como o corpo humano funciona? 

Draw something e Scrabble 

Os games, de maneiras divertidas, ajudam a aumentar o vocabulário de diversas línguas, e colocam o jogador em contato com nativos das mais variadas partes do mundo.  O desempenho do aluno, não necessariamente precisa ser o foco das avaliações, tendo em vista que as qualidades e atitudes durante os jogos como o comportamento, o trabalho em equipe e a participação são muito importantes também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *