Sabemos que é importante possuir uma rotina de estudos para que a criança tenha sucesso na vida acadêmica. Portanto os pais tem como grande desafio ajudar os filhos a criarem bons hábitos de vida, incluindo gostar de estudar. Portanto, quanto antes acostumar com esse hábito, melhor. Isso pode parecer bem difícil, porém há maneiras. Com algumas dicas, é possível ensinar o seu filho a estudar sem ter que se estressar.
Ajude-o a organizar os horários
É importante se ter uma rotina para conseguir transformar atividades em um hábito . Com disciplina e organização, seu filho irá se acostumar que em certo horário do dia é hora de estudar. É interessante que os pais montem juntos com a criança um cronograma que inclua fazer as tarefas de casa e revisar as matérias, preferencialmente em um horário em que ele consiga se concentrar o máximo possível.
Fale sobre a importância do conhecimento
Havendo resistência em estudar, explique para o seu filho a importância do conhecimento. Diga que os estudos são muito importantes; Pelos estudos adquirimos conhecimento, cultura, e traçamos objetivos na vida. Os estudos ajudam no senso de socialização da criança, pois através dele convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos.Através dos professores, somos capazes de viajar sem sair do lugar através das leituras. Nas salas de aula ampliamos o nosso mundo através de livros, jogos educativos e conhecimentos adquiridos. Uma boa educação é tida como base para países de primeiro mundo, para manter o seu futuro próspero e até elevar sua riqueza material e cultural. Pois um país tem êxito quando investe em educação escolar.
Explique a matéria de forma lúdica e divertida
Em muitos momentos, as crianças não conseguem entender um conteúdo somente através da leitura. Tente optar pelo lado lúdico e divertido, ensinando com brincadeiras. As crianças aprendem melhor dessa forma.
Jogo da memória educativo
É comum hoje em dia que os brinquedos além de divertir, ajudem com o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, este é o caso do jogo de memória educativo cubos.O brinquedo objetiva proporcionar um estímulo ao desenvolvimento da memória, proporcionando benefícios intelectuais, não somente enquanto criança, mas também quando adulto.Por poder ser jogado em dupla, o brinquedo oferece a oportunidade de socializar, construindo amizades. Além de ser uma poderosa ferramenta no processo de desenvolvimento da expressividade da criança.O jogo de memória educativo cubos trabalha com o aumento da dificuldade a cada nível que a criança passa. Assim, desenvolve uma capacidade de superar desafios, estimulando o jogador a ser desafiado sempre que o nível aumentar. Conciliando a diversão e o aprendizado, o brinquedo pode ser utilizado em sala de aula, ajudando também a aprimorar a capacidade de concentração, pois é preciso se manter focado para memorizar os todos os detalhes.O brinquedo também estimula à percepção visual, por conta que as peças possuem facetas com diferentes formas e cores, se aliando a própria capacidade de perceber esses aspectos no mundo a sua volta.
Coordenação motora e concentração
Bloco de montar
É importante que a criança comece a explorar a sua criatividade após entrar na primeira infância, esse estímulo proporciona muitos benefícios à saúde mental, como a espontaneidade, a expressividade e a ousadia.Este brinquedo para bebê ou criança aprimora a coordenação motora fina, fazendo com que a criança tenha mais facilidade em certas atividades, como caligrafia, e atividades que envolvem movimentos delicados.Por ter blocos de montar grande com tamanhos e cores diferentes, as crianças vivenciarão uma experimentação de formas ao construir novas estruturas e adquirir noção espacial ao comparar seus feitos com objetos que o rodeiam.O brinquedo bloco de montar é ótimo para crianças que possuem dificuldade de concentração, ao estimular o foco durante a montagem. Torna-se uma ferramenta útil para o aprendizado escolar e a concentração nos estudos.Esse brinquedo é indicado para ser introduzido no aprendizado das crianças a partir de 18 meses.
Mini criativo Luk Kit
Para que as crianças possam se divertir e aprender ao mesmo tempo, o mini Criativo Luk é um jogo educativo que vem com 3 livros e um estojo. O kit ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas e a percepção e memória. O raciocínio matemático também é trabalhado de forma lúdica, fazendo com que o aprendizado venha junto com diversão. Benefícios em relações sociais futuras, serão trazidos pelo brinquedo por propor a socialização na infância.
Lousa infantil didática para giz e caneta
Para estimular as habilidades de uma forma lúdica, a Lousa Infantil Didática Para Giz e Caneta é a escolha ideal. A expressão artística é um canal que as crianças usam para expressar seus pensamentos e emoções.Com esta lousa infantil com cavalete será possível organizar e canalizar os sentimentos para que seja reproduzido artisticamente a face pessoal da personalidade.O brinquedo dupla face que possui quadro negro e branco, acompanha 36 peças contendo o alfabeto e números, para que a criança trabalhe as habilidades de escrita e leitura.Isso sem falar no incentivo no aprendizado da matemática, sendo uma ótima ferramenta para ajudar no processo educativo escolar, conciliando o lazer e as atividades escolares.
Elimine as distrações
No momento de estudar a concentração é algo indispensável . Por isso, é importante eliminar as distrações. Crie regras, não deixando utilizar a televisão, ouvir música ou mexer celular no horário das tarefas e dos estudos.Respeite o ritmo da criançaCada criança possui seu ritmo próprio, portanto, não podemos forçá-las a estudar por horas se elas não tiverem um preparo para isso. Ao em vez de criarem gosto, elas podem não se sentir bem com os estudos, e criar aversão.Portanto, comece aos poucos, e de maneira mais leve. Respeitando a idade e o entendimento de seu filho, você pode aumentar o tempo dedicado a estudar de forma gradativa. Atualmente, podemos encontrar vídeo aulas e podcasts que abordam as matérias mais facilmente para se compreender. Esses conteúdos chamam a atenção das crianças estimulando elas a terem prazer em estudar.