Os benefícios da música para criança

Os benefícios da musica para criança

Certamente você já deve ter ouvido falar do quanto a música é poderosa e faz bem para a saúde, gerando bem-estar e beneficiando diversos aspectos da vida. Em outras palavras não é à toa que muitas mães fazem questão de introduzi-la no dia a dia dos seus filhos desde antes do nascimento, quando os bebês ainda estão na barriga.

São muitos os benefícios da musicalização infantil: ela contribui para a socialização dos pequenos, ajudando no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, como a concentração, a criatividade e a disciplina, pois atua não apenas sobre um, mas sobre os dois hemisférios do cérebro. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este post!

A importância da musicalização na Educação infantil

O potencial de um planejamento de música para crianças é algo fora do comum. Tanto é assim que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – um documento orientador sobre as práticas a serem realizadas nos estabelecimentos de ensino, conta com uma série de atividades com música sugeridas desde a primeira infância.

E quem pensa que isso se reduz ao uso de instrumentos musicais infantis, como guitarras de brinquedo, xilofones ou baterias infantis está muito enganado.

Estamos falando de propostas que abrangem escutar e perceber os sons dos instrumentos musicais e assim desenvolverem mais os movimentos, o que obviamente beneficia as crianças sob o aspecto motor, mas também cognitiva e emocionalmente.

Benefícios da música para os pequenos

São muitos os benefícios que podemos citar do uso da música para criança, ainda na primeira infância. Veja alguns deles:

  • Auxilia na ativação dos neurônios.
  • Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.
  • Favorece a socialização.
  • Contribui para o processo de aquisição da linguagem e ampliação do vocabulário.
  • Colabora para o desenvolvimento da audição.
  • Propicia o aprimoramento da habilidade de reconhecer, executar e até de criar sons.
  • Ajuda no desenvolvimento da expressão corporal.
  • Beneficia a memória.
  • Estimula a criatividade.
  • E muito mais!

Como introduzir a música no dia a dia dos pequenos?

Confira algumas dicas de como fazer com que a música esteja presente no dia a dia das crianças:

Use e abuse dos instrumentos musicais para crianças

Brinquedos musicais chamam atenção não apenas por serem educativos, mas especialmente porque são divertidos. Uma bateria para criança, um violino infantil de brinquedo, uma guitarrinha ou xilofone infantil, por exemplo, são instrumentos diferentes entre si, mas que estimulam muito a musicalização na infância.

Cante junto com os pequenos

Portanto não perca a oportunidade de passar bons momentos com as crianças apenas cantando! Elas adoram e ainda desenvolvem suas habilidades musicais.

Ligue o som em casa

As crianças têm ficado cada vez mais reféns da TV e do celular quando estão em casa. Que tal afastá-las de tudo isso com música? Espalhe os brinquedos, ligue o som e deixe que elas se divirtam!

Ou seja, agora que você já sabe o quanto é importante introduzir a música para criança no dia a dia dos meninos e meninas, que tal fazer isso desde já?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *