A pandemia do novo coronavírus promoveu profundas mudanças sociais e comportamentais no mundo inteiro, desde a maneira como nos relacionamos com as pessoas e com o ambiente ao nosso redor.
Uma das grandes mudanças que foi imposta, é o uso obrigatória da máscara de proteção, a fim de evitar a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2, embora muitas pessoas ainda resistem a esse uso, ele é indispensável para preservar a nossa saúde e impedir a disseminação do vírus.
Entretanto, se mesmo alguns adultos resistem a aderir a esse hábito preventivo, as crianças, especialmente as mais novas, sequer compreendem o porquê utilizar a máscara quando se está fora de casa e em contato com outras pessoas.
Muitos adultos acabam esquecendo de ensinar aos filhos a importância do uso dessa ferramenta que salva tantas vidas, o que é um erro que não pode ser repetido e consumado, precisa ser evitado.
Veja a seguir o porquê é importante ensinar os pequenos a usar máscara de proteção e como fazer isso.
Por que é importante ensinar as crianças a usarem máscara?
O coronavírus funciona de forma muito parecida com o vírus da gripe, o contágio pode ser dar pelo ar: tosse; espirro; gotículas de saliva. Assim como também pode ter a transmissão pelo toque: coçar o olho, apertar a mão de alguém contaminado.
Uma das formas mais efetivas de prevenção é exatamente o uso de máscaras. Por esse motivo é tão importante ensinar as crianças a usarem, pois muitas não compreendem a situação e podem acabar descartando o uso e contrair a doença, sendo muito perigoso pra ela e pra família.
Entretanto, embora algumas ainda não tenham a maturidade para compreender a situação de risco, elas irão seguir o que os pais ensinaram, se eles souberem como se comunicar de forma compreensível com a criança.
Esse simples ato irá ser importante para conseguir reduzir a transmissão, ajudando não somente o seus filhos, como também outras crianças e adultos que moram na sua região.
Como ensinar as crianças a usarem máscara?
É importante ressaltar que a indicação dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, é de que o isolamento social seja mantido ainda por alguns tempos, embora algumas pessoas não estejam mais cumprindo.
Então primariamente, você como pai precisa ter a consciência de que o rompimento do isolamento pode ser prejudicial para os seus filhos, especialmente se houver aglomerações no local onde vocês estão.
A comunicação é tudo na vida, evite usar voz autoritária com a criança, pois ela poderá se sentir com a vontade de retirar a máscara, por rebeldia, a melhor forma é explicar de forma simplificada e com palavras presentes no vocabulário delas, que a máscara é importante.
As crianças possuem uma imaginação muito ativa, então cuidado com o que você vai falar para elas, preferencialmente fale a verdade de forma eufêmica, uma história de que há bichinhos que podem fazer mal a ela estão no ar e que a máscara é uma maneira de se proteger deles.
Caso for preciso sair de casa, fique bem atento com o que a criança vai pegar, elas costumam tocar em muitos objetos e superfícies, pois é uma maneira de desenvolvimento a partir da habilidade sensorial.
Por que usar histórias e personagens para fazer as crianças usarem máscara?
Como já foi dito acima, as crianças possuem uma imaginação fértil, e os personagens de desenhos animados e quadrinhos costumam integrar o universo dos pequenos, servindo como inspiração.
Utilizar termos que remetem a esses personagens, fará com que as crianças se sintam mais confortáveis e sejam mais receptivas à utilização da máscara de proteção.
Felizmente muitos desenhos infantis estão aderindo ao movimento de colocar máscaras dos personagens, como uma forma de estimular saudavelmente os pequenos a se inspirarem no gesto.
Qual tecido e tamanho adequados para as máscaras infantis?
Embora o mercado principal seja voltado para máscaras de adultos, com tamanhos padronizados, há um direcionamento para a venda de máscaras infantis.
É importante que o tecido duplo seja utilizado, pois servirá como uma proteção mais eficaz para os pequenos, lembre-se que a máscara precisa cobrir o nariz, boca e as entradas laterais.
Quanto ao tecido, como a pele das crianças são mais sensíveis, é recomendado que seja utilizado 100% algodão ou TNT.
Para que a criança seja mais receptiva ao uso, busque comprar máscaras com estampas que retratam os personagens favoritos delas.
Lembre-se sempre de reforçar a importância do uso de maneira lúdica, pois a criança pode pensar que o perigo já passou e não se sentir mais à vontade com o uso da máscara.