Saiba mais sobre alimentação saudável infantil

Saiba mais sobre alimentação saudável infantil

Incentivar hábitos alimentares saudáveis em crianças é uma das coisas mais importantes que pais podem fazer por seus filhos. Isso vai fazer com que desde sempre eles tenham contato com esse tipo de alimentação e se tornem adultos com muita saúde. Da mesma forma que a grande dificuldade de fazer dieta saudável quando adulto é perder a mania de comer alimentos que fazem mal para saúde, como doces, frituras, fast foods, entre outros. Mas quando você já faz isso desde pequeno, já faz parte de sua vida.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para mostrar como adaptar uma criança a uma alimentação saudável.

Os primeiros passos

Evite doces, principalmente aqueles com muito açúcar, refrigerantes, frituras e gordura. Esses componentes podem viciar, fazendo com que eles sintam dificuldade em ficar sem eles. Fora que podem estragar o apetite na hora da refeição. O mais legal de evitar esses alimentos desde cedo é que eles não sentirão necessidade de consumir nenhum deles.

Acompanhamento profissional

É muito importante levar o seu filho para um médico e até para um nutricionista. Ali você saberá como é o corpo e a saúde da criança e tudo o que será necessário para a dieta saudável e desenvolvimento dela. Com as informações em mãos, a dieta será muito mais fácil de ser seguida com o controle dos nutrientes dos alimentos.

Controlando a alimentação da criança

Uma dica bastante importante para que o processo seja bem mais fácil para a criança é: evite impor os alimentos. Não é porque a criança está em uma dieta saudável que ela deve comer apenas um tipo de refeição no almoço todos os dias, por exemplo. Portanto procure variar os alimentos, faça com que eles tenham a sensação de escolha, explicando de maneira simples e prática a importância de sua refeição. Nesse incentivo, mostre a eles que é bacana comer junto com a família na mesa, mastigar os alimentos bem devagar. Em conclusão, tudo isso cria uma educação alimentar.

Nutrientes necessários

Os pais devem ficar atentos aos nutrientes necessários em qualquer dieta saudável e aí com o auxílio profissional, escolher os alimentos corretos. São eles:

– Proteínas

As proteínas auxiliam no desenvolvimento e crescimento cerebral e dos ossos quando se é criança. Portanto nosso corpo não é capaz de produzir diversos tipos de aminoácidos essenciais e é aí que as proteínas de origem animal, como carnes, laticínios e ovos entram. Os aminoácidos que não produzimos, mas são importantes para o funcionamento do nosso corpo são: fenilalanina, isoleucina, triptofano, leucina, metionina, lisina, histidina, valina e treonina. Muitos, não?

– Frutas e verduras

Frutas e verduras, esses alimentos são imprescindíveis na alimentação do ser humano, então para as crianças mais ainda, não é mesmo? Elas contêm minerais e vitaminas essenciais para o corpo e devem estar presentes em todas as refeições do dia. Uma ideia bacana é variar os tipos de frutas e verduras, as cores e sabores, mas lembre-se, tudo na porção indicada pelo profissional.

– Carboidratos

Esqueça aquele mito de que carboidrato é um vilão para o nosso corpo. Na medida certa ele é mais do que essencial e não podemos viver sem eles, principalmente as crianças. Elas precisam de energia para brincar, estudar e praticar esportes e obviamente que não se deve dar açúcar excessivo a elas, ainda mais para esse objetivo e é aí que entram os carboidratos. Grãos, pães e massas são ótimas fontes de carboidratos. Uma ideia legal é servir logo pela manhã alguma fruta com aveia para o seu filho.

– Hidratação

Em outras palavras você sabia que crianças precisam repor a água do corpo com mais frequência do que os adultos? As crianças têm uma contração de água na formação do organismo de 80%, já os adultos esse número é 65%. É muito importante criar um hábito na criança de sempre beber água. Portanto mudar um pouco e dar mais sabor, sucos naturais feitos com frutas frescas é uma dica muito legal. Brincar de cozinhar é uma forma de colaborar para que as crianças tenham uma relação mais saudável com a comida, com a brincadeira elas começam a entender o processo de preparo, criando uma relação harmoniosa com a comida. Confira em nosso site as opções de comida de brinquedo disponíveis.

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