Veja alguns exemplos de atividades de artes para as crianças

Veja alguns exemplos de atividades de artes para as crianças

Ao falarmos em atividades de artes para educação infantil, a pintura e o desenho costumam ser as primeiras coisas que surgem em nossa mente, mas é bom ampliar essa definição. A maioria dos dicionários conceitua as artes como a atividade humana de criação plástica, literária, musical, corporal, teatral etc. Quer entender melhor o assunto? Não deixe de ler este post!

Quais as manifestações das artes?

São diversas. Em nossa cultura, estamos mais acostumados a algumas delas e menos a outras, mas, quando se trata de educar, é importante ter em mente essas questões para poder oferecer o máximo de atividades criativas para a educação infantil. Veja quais são as principais manifestações da arte:

  • Música
  • Dança
  • Pintura
  • Escultura
  • Teatro
  • Literatura
  • Cinema
  • Fotografia

Exemplos de atividades de artes para os pequenos

Considerando as manifestações das artes, veja algumas dicas de atividade de artes para crianças de 4 anos, mas que podem servir a outras faixas etárias.

Na música

Há algumas semanas, fizemos um post específico sobre isso. Você pode dar de presente instrumentos musicais, como xilofone, bateria, flauta, guitarra etc. Ligar o som quando está no carro ou em casa, durante a brincadeira, também é uma ótima atividade de arte na educação infantil.

Na dança

Você deve saber o quanto a dança auxilia no desenvolvimento corporal. As crianças ainda estão testando e descobrindo os limites do seu próprio corpo, então, quanto mais pudermos incentivar isso, seja em casa ou em aulas específicas, como o balé ou capoeira, melhor será.

Na pintura

Quem não se lembra de ter ganhado um kit de pintura infantil parece nunca ter tido 5 anos! As atividades de pintura são as mais comuns e acessíveis às crianças. Portanto, basta uma folha de papel e giz de cera que elas são capazes de produzir verdadeiros quadros de arte! Desenho e pintura para as crianças são uma verdadeira terapia e mantém os pequenos ocupados por algum tempo.

Na escultura

Esta modalidade não costuma ser muito incentivada, apesar de isso não ser difícil de fazer. Você pode usar argila ou levar os meninos e meninas à praia. Lá há areia de sobra para que eles exercitem suas habilidades como escultores.

No teatro

Crianças vivem em um universo de faz de conta frequentemente. Por isso, a arte de interpretar não lhes parece difícil. Incentivar isso é muito importante porque é através do faz de conta e da ludicidade que elas aprendem.

Na literatura

Quem disse que os pequenos não podem ter acesso à literatura por não saberem ler? Nessa faixa etária, é muito importante apresentar os livros, deixar que eles manuseiem, que leiam as imagens e assim adquiram o hábito de leitura. Viu como, quando se trata de artes, as atividades para educação infantil não precisam se restringir a desenhar e pintar, embora elas sejam importantes e prazerosas? E que tal começar a colocar essas dicas em prática essas atividades de artes em casa, na escola e onde mais você puder aproveitar as oportunidades com as crianças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *