Existem diversas opções de presentes que podemos oferecer para as crianças, porém, como elas se encontram em uma fase importante do seu desenvolvimento, o ideal é que seja um brinquedo criativo. Ele ajuda a estimular habilidades como o raciocínio e a coordenação motora.

As crianças aprendem brincando, por isso, é fundamental que vivenciem experiências agradáveis, a fim de que aprendam de uma forma lúdica. Assim, elas descobrem o mundo ao seu redor ao mesmo tempo em que trabalham a cognição.

Os brinquedos educativos são aqueles que oferecem essas experiências que os pequenos precisam para o seu desenvolvimento, e existem opções variadas e criativas para entreter a criança por muito tempo. Quer algumas dicas? Confira a seguir!

1. Blocos de montar

Os blocos de montar são brinquedos criativos porque não impõem limites para a imaginação da criança. Ela tem a liberdade de montar e desmontar figuras que existem no mundo real ou somente em seu pensamento.

Há blocos para diferentes faixas etárias, alguns com peças muito detalhadas para crianças mais velhas, que já não colocam objetos na boca. Todos contribuem para a criatividade e a coordenação motora.

2. Brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira podem ser de diferentes tipos, como oficinas, carrinhos, caminhões, utensílios de cozinha e casinha e blocos de montar.

Eles podem ser empilhados, encaixados, formar objetos ou paisagens. Tudo depende da imaginação do pequeno. Por ser um material diferente do plástico, comum na fabricação de brinquedos, a madeira também trabalha a parte sensorial.

3. Quebra-cabeça

Você encontra quebra-cabeças de diferentes níveis de dificuldade. Há aqueles para crianças na primeira infância, com peças grandes feitas em EVA. Com o passar do tempo, é possível trazer novos desafios para o seu filho.

Construir um quebra-cabeça faz a criança desenvolver a motricidade e favorece sua visão e seu raciocínio, pois ela precisa encontrar as peças que se encaixam com perfeição. Tudo isso com a recompensa de compor uma imagem que a agrada, já que você pode adquirir esse brinquedo com temas específicos.

4. Massinha de modelar

Esse é mais um brinquedo criativo que ajuda no desenvolvimento de várias habilidades. Trabalhar com massinha faz a criança exercitar as mãos, favorecendo os movimentos, e também a deixa livre para criar.

A massinha de modelar desenvolve o sistema sensorial, afinal, está relacionada com o toque. Além disso, a criança precisa medir sua força para compor as figuras que deseja. Assim, descobre o seu próprio corpo e os movimentos.

5. Atividades de desenhar e recortar

Desenhar, pintar e recortar são atividades exploradas pelas escolas porque trabalham de forma intensa a coordenação motora. A criança precisa manusear objetos do jeito certo para chegar ao resultado que pretende.

Não se esqueça de oferecer itens que estejam de acordo com a faixa etária, tanto no que se refere ao manuseio quanto ao grau de dificuldade para trabalhar. Lembre-se de que giz de cera, lápis de cor e canetinha precisam ser atóxicos e as tesouras com pontas arredondadas.

6. Labirinto inteligente

Esse brinquedo criativo é muito interessante porque traz desafios para a coordenação motora e o raciocínio da criança. Ela deve solucionar um quebra-cabeça movimentando peças em um labirinto, a fim de que se posicionem de acordo com uma determinada imagem.

O pequeno precisará pensar nos caminhos que deve seguir para compor a combinação correta e exercitará a coordenação motora ao guiar essas pequenas peças pelo tabuleiro, de forma que se encaixem onde ele precisa que estejam.

Viu só por que você não precisa ficar no “mais do mesmo” ao presentear uma criança? Ofereça um brinquedo criativo, aquele que proporcionará um divertimento saudável e agradável, ao mesmo tempo em que contribuirá para o desenvolvimento. Mas não se esqueça da importância de observar os selos de segurança e a indicação de faixa etária, para garantir a integridade do pequeno.

Quer receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter para ter acesso a conteúdos novos em primeira mão!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *