Já se foi o tempo em que o ato de cozinhar era considerado uma atividade de donas de casa. Hoje, a gastronomia, além de muito valorizada como mercado, é um hobby para muita gente. Além disso, sabia que é possível explorar a culinária na educação infantil?

Essa é uma estratégia já adotada por várias escolas com o intuito de estimular nas crianças o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas. Tudo isso de uma forma lúdica, para que o aprendizado aconteça de forma natural e agradável.

Essa metodologia se tornou tendência devido às vantagens que oferece aos pequenos, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para entender de que maneiras a culinária é utilizada na educação das crianças e por que essa é uma boa alternativa para o desenvolvimento do seu filho!

Como a culinária é utilizada na educação infantil

Muitas escolas exploram a culinária na educação infantil para trabalhar diferentes conceitos e habilidades. A partir dos 3 anos de idade, os pequenos apresentam um pouco mais de maturidade e coordenação motora para o preparo de receitas simples.

Não se trata somente de preparar um prato ou uma sobremesa: consiste em uma aula completa na qual a criança, muitas vezes, tem a oportunidade de colher o alimento na horta da própria escola, compreendendo todo o processo de produção.

Os professores explicam a importância do ingrediente para o organismo humano, os nutrientes que ele contém, outros animais que também o consomem e de que formas podemos aproveitá-lo na alimentação.

Em seguida, as crianças partem para uma aula prática para preparar sua comida. Além de trabalhar a coordenação motora, outras habilidades manuais e aprendizados são adquiridos. Afinal, os pequenos precisam separar ingredientes, medir e misturar em uma ordem certa, entre outras atividades pertinentes à culinária.

Tudo isso ajuda a despertar noções de outros campos do saber, como ciências, matemática, linguagem e arte. Portanto, a culinária na educação infantil não é um passatempo, mas um laboratório, em que o pequeno tem a oportunidade de vivenciar experiências que contribuirão para seu desenvolvimento e formação em diferentes sentidos.

Vantagens de usar a culinária na educação infantil

Por tudo isso que foi explicado, já é possível perceber diversas vantagens em explorar a culinária na educação infantil. Na sequência, listamos mais algumas para esclarecer ainda mais esse assunto.

Desperta o interesse por novos sabores

Ter contato com diferentes alimentos e preparar aquilo que ela mesma vai comer faz com que a criança tenha o interesse de experimentar novos sabores. É divertido para ela saber que está comendo algo que ela mesma fez!

Trabalha habilidades motoras

Para cozinhar, a criança precisa manusear ingredientes, lavar os alimentos, usar utensílios diferentes, e tudo isso exige um trabalho motor intenso. É desse modo que essa habilidade é afinada.

Ajuda na socialização

Cozinhar também é um momento de interação, seja com os colegas da escola, seja com a família. Por isso, o pequeno tem a oportunidade de trabalhar suas habilidades sociais, interagir melhor com as pessoas, o que ainda exercita sua comunicação.

Estimula uma alimentação saudável

Ao explorar a culinária na educação infantil, é interessante inserir alimentos saudáveis no preparo dos pratos. Assim, a criança descobrirá os sabores naturais e adotará um cardápio mais nutritivo.

Exercita a autonomia

Preparar alimentos é uma forma de trabalhar a autonomia do pequeno, pois ele aprenderá a cuidar de si mesmo. Aos poucos, terá mais independência e descobrirá como cumprir tarefas sozinho, o que é essencial para seu futuro.

Saiba que não é somente a escola que tem a oportunidade de explorar a culinária na educação infantil. Você pode fazer isso em casa com o seu filho, e os brinquedos são uma excelente forma de apresentar esse universo a ele. Assim, ele aprenderá a manusear os utensílios para sair do imaginário e vivenciar experiências reais.

Gostou deste artigo? Temos muitas outras dicas interessantes para compartilhar com você! Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *