As funções educativas da lousa infantil

Alguns brinquedos, por mais que sejam simples, ajudam no desenvolvimento da criança. Existem dois tipos de brinquedos, os educativos e convencionais, apesar de um deles ser feito especialmente para aprendizagem, todos são fundamentais para o crescimento saudável.

Um dos itens que toda criança adora é a lousa infantil, que é desenvolvida com um painel para a escrita, imitando as funções desempenhadas em uma escola. Ela faz muito sucesso entre os pequenos, mesmo em um tempo em que a internet domina.

Finalidades da lousa infantil

Deixar uma criança com o giz na mão diante da lousa, faz com que ela utilize a criatividade para criar desenhos, palavras e representar papéis. Além disso, ela é essencial para a melhora da coordenação motora fina, responsável pela movimentação e comando das mãos e outros pequenos músculos.

Parte da brincadeira pode ficar livre, onde as regras e ações ficam por conta do pequeno. Os pais também podem criar alguns jogos para estimular o uso do objeto e trabalhar o lado cognitivo.

Uma boa dica é fazer desenhos geométricos simples no quadro negro, depois pedir para a criança completar cada um deles com um pincel molhado. A água faz as vezes da tinta, mas sem sujeira e sem a necessidade de outros materiais.

Antes de comprar a lousa infantil, é preciso saber qual é o brinquedo ideal para a idade do seu filho. Cada idade possui atrativos e necessidades, por isso a consulta com um profissional ou uma loja especializada no assunto é crucial.

Lembre-se que qualquer item deve ser fabricado de acordo com as normas do INMETRO, verifique o selo de segurança e a indicação etária. Depois basta se divertir, criar memórias e oferecer uma infância saudável.